segunda-feira, 22 de abril de 2013

Emma (Jane Austen) ★★★★★

Oii gente, eu dei uma pequena sumida mas estou de volta, e em alto estilo! Vou falar hoje do meu livro preferido de uma autora que tem cada vez mais conquistado um espaço no meu coraçãozinho -n, a Jane Austen.

Eu não sou de fazer isso, mas estou morrendo de preguiça  de fazer um resumo do livro, e como acho ele importante pra vocês entenderem a resenha, vou copiar de um site que eu achei.

Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti- la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais, Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX.

Bom, desde que li um livro dela pela primeira vez (Orgulho e Preconceito, acho) eu já pensei " nossa, que escritora fantastica!". É impressionante sua capacidade de criar tramas e personagens tão complexos, tão reais. Eu li mais um ou dois livros dela depois disso mas, foi só esse ano, ao ler Emma, que realmente me apaixonei pela autora.

Os livros dela seguem todos uma formula simples que se resume, basicamente, em duas ou tres familias de uma cidade pequena da Inglaterra, no século XVIII, vivendo suas vidinhas pacatas até que algo fora da rotina aconteça. Há sempre uma protagonista de personalidade forte, carismática, e é ao redor dela que tudo vai acontecer, é claro.
No caso de Emma, essa protagonista é arrogante, preconceituosa, superficial e extremamente mimada e esnobe. A própria Jane Austen disse que queria criar uma personagem que ninguem gostasse alem dela mesma. Mas para a surpresa dela, Emma é uma de suas personagens mais amadas. E é realmente dificil, no decorrer do livro, não gostar dela pelo menos um pouquinho, apesar de todos os seus defeitos.

Eu acredito que são justamente os defeitos que a tornam tão extremamente cativante, pois eles a humanizam, a deixam como nos mesmos. E quem nunca cometeu os mesmo erros uma, duas, três vezes? Quem nunca, pra tentar ajudar alguém que ama, acabou metendo os pés pelas mãos? E a nossa protagonista é assim, perfeitamente humana. E não passa despercebido sua boa vontade, apesar da sua arrogância, seu bom caráter, apesar de sua presunção. Como não gostar de alguém que não quer se casar nunca  para poder sempre cuidar de seu pai hipocondríaco?


Quando pergunto pra alguém sua opinião sobre os livros da Jane Austen, quase sempre escuto algo sobre ela ser "melosa" demais e acho que nunca vou entender esta critica. A autora esta muito mais preocupada em analises de carater do que de sentimentos. Seus livros são muito mais criticas sociais de uma época do que qualquer outra coisa. Ela critica com primazia seus personagens, sempre, ou quase sempre, visando o aspecto social de suas atitudes. E é por isso que suas obras são tão importantes. Se ela fala demais sobre casamentos, é por que essa era a vida das mulher nos seculos XVIII : procurar um marido que lhe garantissem uma vida confortável, já que ainda não trabalhavam.

Jane Austen

Emma pode parecer um pouco chato no início. São muitos personagens, uma protagonista estranhamente imperfeita, uma história que não parece ter muito para acontecer, mas com um pouco de paciência e insistência o leitor descobre o quão deliciosa é a leitura do livro. Apesar da linguagem um tanto rebuscada, a leitura não é difícil. Com o tempo você se envolve com os personagens, principalmente com a Emma, que ao final do livro parece ser sua melhor amiga. Os diálogos são simplesmente geniais e a impressão que da é que você pode saber de tudo que há para saber sobre a vida e sobre a personalidade das pessoas lendo um livro da Jane Austen.

Bom, acho que já esta  bem claro que eu recomendo o livro né

Então é isso, boa leitura para voces e até o próximo post.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário